O Abrigo Animal de Joinville – SC, fundado em 2001, atualmente conta com 562 cães e 52 gatos e recebe a maior ajuda de pessoas físicas e de algumas empresas. Para alimentar todos os animais, mensalmente é utilizado 4.200 Kg de ração.
Pensando em todas essas dificuldades a Frada, entidade sem fins lucrativos que defende os direitos dos animais, e a Dog Walker, empresa de adestramento e serviços, tiveram a ideia de realizar um passeio onde a comunidade poderia levar os cães para caminhar. O primeiro evento foi realizado dia 15/08/2015, e para a alegria dos envolvidos resultou em média de 600 pessoas dispostas em fazer o dia desses pets mais alegre.
Todos sabem a dificuldade de um cãozinho já adulto encontrar um lar, mas com essa experiência muitas pessoas tiveram seus corações tocados e 4 animais ganharam uma nova família.
Leia o relato de Camila de Souza, de 20 anos, que levou a cadelinha Nega para sua casa depois do passeio:
“O passeio foi algo diferente e maravilhoso. Quando estava na fila vendo a alegria daqueles cães, me dava uma enorme satisfação de participar também. Quando chegou minha vez, não sabia qual animal iriam trazer pra mim, mas eu sabia que o receberia de coração aberto, até o momento tinha 2 cães e 4 gatos e sei que esse amor todo poderia ser compartilhado com mais um animalzinho. Passei 1h30 quase com a cachorrinha e fui devolvê-la ao fim do passeio. Com o coração apertado, vendo ela ir com o medo nos olhos, tive que voltar pra buscá-la. Minha mãe adorou a nova integrante da família e estamos muito felizes.”
Temos também a emocionante história de um cãozinho que teve cinomose ainda bebê e ficou com sequelas. Seus nervos foram afetados fazendo com que ficasse balançando o tempo todo. Mas isso não foi problema algum para a Luciene, 50 anos, nova tutora de Molejo.
“No dia 05 de agosto, minha filha Anmali me ligou falando que ia acontecer um evento no dia 15/08 no Abrigo Animal, seria a ‘Caminhada’. Fiquei bem empolgada, pois adoro animais. Comprei coleiras e convencemos o meu marido em ir junto, ele foi meio contrariado, pois não queria mais animais em casa.
Foi uma tarde sensacional, o entrosamento entre o homem e o animal é incrível. Ficamos até o final, pois eu queria ver todos os animais depois. Passeando entre as baias olhei para a baia B14 e me chamou muito a atenção um cachorrinho deitado. Abaixei-me e quando olhei nos seus olhos já sabia que seria meu, pois foi amor à primeira vista. Fui me informar com a funcionária, ela disse que ele tinha necessidades especiais, pois havia contraído cinomose quando era bebê e tinha ficado com sequelas nos membros inferiores. Nada disso me abalou, convenci meu marido e na segunda-feira fui buscá-lo.
O nome que dei a ele é Valentim Molejo. Ele é amoroso, brincalhão e bagunceiro. Já fizemos uma caminha, cobertor e até ganhou vários brinquedos para se divertir e se sentir mais feliz aqui conosco. Estamos todos muito felizes com o mais novo membro da família.”
Confira e se apaixone com esse emocionante vídeo do passeio!
Crédito do video: Debora Mattos.
Crédito das fotos: Débora Mattos e Dante Lobo.