A cadela Bretagne, a última remanescente dos resgates nas Torres Gêmeas de 11 de setembro, acaba de completar 16 anos de idade.
A cadelinha ganhou um dia de festa, com direito a X-Burger, brincadeiras e um city tour por Nova York a bordo de um táxi vintage. O BarkPost, site de notícias sobre animais, pagou as despesas do grande dia desta heroína. Ela recebeu ainda muitos mimos caninos e um presente de honra do parque de cães Hudson River.
Sua tutora Denise Corliss e Bretagne faziam parte da Texas Task Force 1 quando foram recrutadas para contribuir nas buscas das vítimas de Nova York. O trabalho delas era encontrar pessoas soterradas nos escombros do Word Trade Center, após o ataque terrorista que matou quase de 3 mil pessoas e deixou mais de 6 mil feridos em 2001.
“Quando chegamos ao Ground Zero, não imaginávamos a magnitude [da tragédia]”, contou Corliss ao WABC. “Quando olhei para Bretagne, ela estava pronta para trabalhar.”
“Aposentada do serviço” desde 2008, Bretagne é o último dos cães que participaram do resgate ainda vivo.
O 1 Hotel Central Park, onde aconteceu a festa, doou US$ 1.000 para a Texas Task Force 1, que treina cães de resgate como Bretagne. O site BarkPost também é responsável pela ação Dog’s Best Day (“Melhor Dia do Cão”, em tradução livre), no qual oferece um dia cheio de surpresas para cães que se destacaram na tarefa de ajudar outras pessoas.
Assista ao dia de festa da cadelinha Bretagne.