Darius Sasnauskas, um lituano que vive nos Estados Unidos, teve um encontro especial que marcaria para sempre sua vida em um passeio no parque de Yellowstone, entre os estados de Wyoming, Montana e Idaho. Ele encontrou um filhote de veado machucado durante a visita. O que chamou a atenção de Sasnauskas foi que o pequeno animal não conseguia acompanhar a mãe e os irmãos pela floresta por conta do ferimento na pata esquerda dianteira.
Pensando em proteger o filhote, ele o levou para casa, onde tratou o pequeno veado com curativos, alimento e abrigo. Sasnauskas também tem dois gatos e dois cães. Rapidamente, o animalzinho aprendeu a tomar leite na mamadeira de plástico e se acostumou com a presença dos novos amigos. Um dos cachorros, inclusive, cuidava do pequeno veado enquanto ele dormia.
Depois de curado, o homem teve uma árdua tarefa: encontrar uma mãe para o filhote. Não precisava ser necessariamente a que o abandonou, mas uma fêmea que ajudasse o bicho a crescer como um animal selvagem. O problema começou quando Sasnauskas soltava o veado perto de outros adultos da mesma espécie e ele não queria ir com eles. Foram inúmeras tentativas, até que uma fêmea encontrada pelo lituano e foi “aprovada” pelo filhote.
O esforço valeu a pena. Semanas mais tarde, Sasnaukas avistou seu amigo perto da fêmea e mais um filhote na região do parque Yellowstone. Um emocionante vídeo mostra alguns momentos da história do homem e do pequeno veado. Prepare o lencinho de papel e confira:
Fonte: anda.jor.br