Pessoas não andam em calçadas quentes ou danificadas sem nenhum cuidado, não é? Seu peludo também não deveria. Por isso, reunimos cinco dicas para que as patas do seu melhor amigo estejam sempre saudáveis. Confira:
- Aparando
- Patinhas secas
- Cuidados de verão
- Cuidados de inverno
- Cortes e arranhões
Se quando seu cão caminha, você escutar um “click click click”, ou se ele escorrega muito facilmente no piso, suas unhas estão grandes demais. O tamanho certo das unhas é o maior possível antes de encostar no chão. Além disso, os pelos no meio das patas podem prejudicar a caminhada e permitir que fungos se instalem, portanto precisam ser aparados. Caso você tenha medo de machucar seu cãozinho, leve até seu veterinário de confiança!
As patinhas do seu cão podem ressecar e quebrar, causando sangramento. Mas não use hidratante comum no seu bichinho! As patas podem amolecer e isso pode causar muita dor. Procure por produtos específicos para hidratar patas de cachorros, caso precise. Aproveite e faça uma boa massagem entre os dedinhos de seu peludo! Ele vai adorar.
As patas de seu cão sofrem tanto com o calor quanto seus pés. Lembre-se sempre disso quando sair pra caminhar no verão. Não faça seu cão pisar onde você não pisaria!
Exposição ao tempo frio seca a pele de qualquer um, não é verdade? Isso também se aplica ao seu cão, que pode ter problemas com o focinho e com as patas. Evitar que o cão fique em ambientes muito frios é a solução. Lembramos que em períodos de muito frio, seu cão não deve dormir ao relento. Caso ele durma em uma casinha de cachorro, forre-a com cobertas ou use almofadas.
Ocasionalmente os cães cortam as patas enquanto brincam. Não se desespere. Lave bem a ferida e faça um curativo. Claro que é mais fácil falar do que fazer, mas caso seu cão não queira fazer o curativo, insista e faça o melhor que puder para evitar que a ferida entre em contato com bactérias.
Fonte: iHeartDogs