Um novo aplicativo que usa a tecnologia de reconhecimento facial tem ajudado donos a reencontrarem seus animais de estimação desaparecidos. Por enquanto, o app “Finding Rover” está disponível somente no GooglePlay e AppStore dos Estados Unidos, Canadá e Austrália.
Para participar, os donos de animais fazem upload de uma foto do seu cão ou gato desaparecido e digitam algumas informações básicas. O “Finding Rover”, examinará um banco de dados de mais de um milhão de animais resgatados ou encontrados que poderiam ser compatíveis com as características do pet perdido.
A novidade funcionou para Kevin Villicana, que diz ter encontrado seu cachorro Sargent graças ao aplicativo. “Fiquei muito empolgado. Corri para a porta dos meus pais e disse a eles: ‘Eu encontrei Sargent!'”.
Facial recognition technology is helping reunite pets and owners as an estimated 10 million pets are lost in the U.S. @LaraSpencer has the story. pic.twitter.com/53teU6BImb
— Good Morning America (@GMA) December 11, 2018
De acordo com o fundador do aplicativo “Finding Rover”, John Polimeno, a tecnologia de reconhecimento facial tem uma taxa de precisão de 98%, O banco de dados verifica a cor e a textura do pelo, a distância entre os olhos, entre outras características. “Até hoje, já reunimos mais de 15.000 animais de estimação e seus donos“, disse Polimeno. “Se é possível identificar pessoas usando reconhecimento facial, por que não cães e gatos?”, adicionou o executivo.
John Polimeno, CEO da Finding Rover (Crédito: ABCNews)
Debra Rahl, diretora de projetos especiais do Baltimore Animal Rescue and Care Shelter, em Maryland, Estados Unidos, disse que o aplicativo tem sido uma salvação para os casos de pets desaparecidos. “Sempre foi muito difícil devolver os animais aos seus donos, com essa ferramenta tudo ficou mais fácil”, disse Rahl.
O serviço se associou a quase 600 abrigos de animais nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália, na tentativa de ampliar seu banco de dados.
“Isso nos dá a todos a oportunidade de salvar um animal de estimação perdido apenas tirando uma foto dele”, disse Polimeno.
Apesar das inúmeras qualidades, o aplicativo não é um substituto para o microchip do seu animal de estimação. Mas é uma camada adicional de proteção, caso algum incidente aconteça.
Vamos esperar que a novidade chegue ao Brasil em breve.