Crédito: husin.sani
Uma nova modalidade de treinamento tem sido desenvolvida para cães farejadores. Além de narcóticos e bombas, agora alguns animais já são capazes de detectar CDs e DVDs piratas. Os dois primeiros Labradores no mundo treinados para a função atuam desde 2006 no aeroporto de Stansted, Inglaterra, e contaram com o financiamento da indústria fonográfica e audiovisual para os ensinamentos específicos. Quase três anos depois, um outro cachorro, Ruca, também começou a atuar na Europa para o mesmo trabalho, mas desta vez, em Portugal.
Segundo especialistas, devido ao faro apurado dos cães, é possível reconhecer os odores exalados pelos CDs e DVDs piratas e assim, facilitar a identificação de cargas ilegais, principalmente nas alfândegas e feiras livres. Isso foi o que ocorreu em Portugal, no último domingo, 6 de dezembro. De acordo com o site de notícias “O Mirante”, houve uma operação da polícia na cidade de Almeirim com a participação de Ruca. Na ocasião, a cadela ajudou a detectar mais de duas mil cópias de produtos ilegais.
Segundo as autoridades locais, a Labradora foi treinada para detectar drogas, mas recebeu novo treinamento para atuar com os produtos piratas. Esta foi a primeira missão da cadela, que também ajudou na prisão de oito vendedores. Em Portugal, a pena prevista para esse tipo de crime pode chegar a três anos de prisão.
Comments