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O amor incondicional pelos animais de estimação fez com que a empresária japonesa Akemi Imai criasse uma linha de joias nada convencional. Depois que o cão de uma amiga próxima morreu, a designer teve a ideia de eternizar o bichinho, utilizando suas cinzas para criar um bracelete de diamantes. A inovação deu tão certo, que a artista resolveu criar uma grife: a L-Born.
A loja foi aberta em outubro de 2009 e já conta com diversos pedidos. Além dos braceletes, a empresa desenvolve também, colares, luminárias e molduras de fotos cravejadas com diamantes e contas coloridas que levam as cinzas do animal cremado. De acordo com a revista japonesa “Metro”, o novo serviço reflete a tendência da população japonesa de criar seus animais com grande afeição, quase como humanos.
A indústria pet é um dos setores que mais tem crescido no arquipélago, o que está diretamente relacionado com uma população cada vez mais envelhecida. Isso porque segundo a Associação de Alimentos para Pets do Japão, há mais bichos do que crianças no país (as pessoas estão substituindo as relações humanas pelos bichos). O mesmo estudo revelou ainda que mais de 30% dos cães e gatos tem mais de 10 anos, o que os coloca na categoria da “terceira idade”. Nesta faixa etária, há o risco de morte causada pela velhice, o que tem impulsionado e popularizado o serviço da L-Born.
A empresária contou à publicação que vem de uma família cujo negócio era a produção de cerâmica, e aproveitou o talento nato para desenvolver as jóias. “As pessoas amam seus animais e por isso decidi desenhar uma linha especial que poderia conter as cinzas após sua morte”.
A japonesa explica que o processo é bem simples. Para os donos, basta entregar as cinzas de seu animal à empresa, que os ceramistas fazem a mistura e levam ao forno para criar as pedras. Mais tarde, elas vão se tornar lembranças eternas que podem ser levadas a qualquer lugar.