Crédito: Mike Baird
Os totós do litoral paranaense estão com seus dias de sol e mar contados. Isso porque a prefeitura da cidade de Matinhos e da orla de Caiobá quer proibir e multar quem levar seus pets para o mar. Apesar de já haver uma lei municipal 1.008/2006 que proíba a presença de animais, o objetivo é conscientizar turistas e moradores das doenças que cães podem transmitir, além dos problemas que os pets também podem adquirir.
De acordo com o jornal Gazeta do Povo serão distribuídos panfletos para a população explicando sobre doenças parasitárias, e a cada 500 metros da orla paranaense placas serão fixadas alertando sobre a proibição de cães no local. A prefeitura também vai montar uma tenda na praia que terá a presença de especialistas para tirarem dúvidas e informarem os banhistas.
Para os interessados, folhetos informativos também serão distribuídos em postos da Polícia Militar (PM) e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). A expectativa é que depois de conscientizar a população, as multas comecem a ser aplicadas a partir das próximas férias, em julho. O valor das infrações varia entre 43 e 215 reais, dependendo do porte do cão e da situação flagrada.