A maioria dos donos de cachorros, normalmente, comete um erro muito comum, mas grave, durante as interações do dia-a-dia com seus animais. Esse erro é usar o nome do cachorro com voz brava quando quiser dar uma bronca nele.
É só lembrar da sua infância. Quando você ouvia sua mãe ou seu pai te chamando com aquela voz brava, você queria ir? Lógico que não! E os cachorros também não. Eles são guiados pelo seu instinto de sobrevivência e não por pensamento racional. Se você o forçar a vir com um tom de voz bravo, isso vai totalmente contra os instintos dele. O seu instinto de sobrevivência lhe diz para ele se afastar da ameaça – você – e não para se aproximar.
E como consequência ele associa o próprio nome com algo negativo, assim como o comando ‘vem aqui’. Agora, tanto o nome e o comando ‘vem aqui’ são peças fundamentais na educação do seu cachorro e você não quer que ele os associe com algo negativo.
Portanto, use o nome de seu cão apenas e exclusivamente para chamá-lo em situações positivas. Use o seu nome toda vez que for lhe dar carinho, na hora de comer, quando você for brincar com ele ou quando chegar em casa. Ele tem que saber que quando ele ouve aquela palavra mágica – seu nome – alguma coisa boa vai acontecer.
Toda vez que você tiver que chamar seu cachorro para repreendê-lo ou interromper algum comportamento indesejado imediatamente, chame-o por alguma outra palavra. Eu costumo usar ‘cachorro’ com os meus cães. Por exemplo: “cachorro, pare com isso!”