Crédito: www.facebook.com
As redes sociais como Twitter, Orkut, Facebook e companhia, se popularizaram pelo poder de aproximar as pessoas, facilitando a comunicação de muitos. Aproveitando esses diversos canais, muitos têm utilizado o espaço para debates e também para chamar a atenção para temas polêmicos e de interesse coletivo. Esse foi o caso de um simpático Chihuahua que tem conquistado milhares de fãs pelo mundo.
Em apenas cinco meses desde a criação de seu perfil no Facebook, Sputnik já acumulou quase 4 mil amigos. De acordo com a agência ANDA, especializada em direito animal, o Chihuahua de 10 anos ‘empresta’ sua imagem ao ativismo on-line de seu dono, Debasis Chakrabarti. Ele utiliza o animal como “garoto-propaganda” para divulgar causas de direitos animais e ambientais.
Em entrevista, o indiano explicou que a ideia surgiu da necessidade de criar uma rede onde as pessoas se sentissem dispostas a serem inclusas e a participar. E nada como um simpático chihuahua para atrair olhares interessados. Não é à toa que o cão conta com 3.786 amigos, os quais ele faz questão de se comunicar em primeira pessoa. E sua popularidade é tamanha, que não são raros recadinhos com declarações de afeto e incentivo.
Mas como o motivo de seu perfil no Facebook é o ativismo animal, entre as causas apoiadas por Sputnik estão: “Diga ‘não’ à matança de cavalos na Austrália”, “Salvem os Pandas”, “Todas as comunidades unidas para parar a crueldade em animais”, “Salvem as baleias”, “Coalizão Global Anti-caça”, entre outras.