Crédito: Caio Kenji
O concurso de tosa Les Poochs revelou na segunda noite da Pet Fashion Week São Paulo o melhor groomer do Brasil. Oito competidores participaram da competição que aconteceu durante os dois dias do evento. A vencedora foi a paranaense Letícia Ronsk, dona da Poodle Kika, que foi tosada em forma de espiral. Pouco antes de divulgarem o vencedor, a tosadora contou que nunca havia testado a tosa: “fiz esse desenho no papel, não treinei em nenhum cão, e quase consegui o que eu queria”.
A paranaense ressaltou a importância dos groomers no Brasil, e quis mostrar que o País também é competente quando o assunto é tosa. “É um reconhecimento. Hoje no Brasil não somos mais raspadores de cães. E eu quis fazer uma coisa diferente, mostrar para os groomers internacionais que a gente também é competente”. A primeira tosa foi aos 15 anos, quando substituiu um tosador que faltou. “Quando eu entrei naquele canil eu falei – é isso que eu quero”, contou. Há 24 anos Letícia se dedica à tosa.
Como prêmio, Letícia recebeu uma tesoura avaliada em 5 mil dólares e um cheque no valor de mil dólares. Indecisa, a tosadora ainda não sabe se vai colocar o prêmio em um quadro ou no banco, devido ao valor. Mas revelou que pretende usá-la em ocasiões especiais. Já o dinheiro será investido em novos materiais. Os outros participantes também foram premiados com tesouras, mas essas avaliadas em 2 mil dólares. Além disso, todos eles ganharam as mesinhas de tosas que usaram nos dias da competição.
Essa é a segunda edição do concurso, e cada participante só pode participar uma vez. Mais quatro edições da Pet Fashion Week São Paulo estão confirmadas no Brasil, assim como a competição.