Notícias

Cães são homenageados em Projeto práCachorro

Durante junho e julho, projeto práCachorro homenageia o melhor amigo do homemDurante junho e julho, projeto práCachorro homenageia o melhor amigo do homem
Crédito: Marjorie Luz

Um programa, literalmente, “bom para cachorro”, acaba de ser lançado, na última terça-feira, 8 de junho, em São Paulo. Trata-se do Projeto práCachorro, realizado pela Matilha Cultural, especialmente para o melhor amigo do homem. Até o dia 3 julho os cãezinhos paulistanos poderão conferir instalações que estimulam o olfato dos bichinhos, além de sala de cinema com volume adequado para as orelhas sensíveis, um confortável lounge e um café com diversos petiscos para entretê-los. Ah, mas os humanos também serão bem recebidos no local!

De acordo com a diretora da Matilha Cultural, Rebeca Lerer, o mês é uma homenagem aos cães e uma reflexão para os donos à respeito do apelo comercial que envolve os animais. “A gente quis fazer uma homenagem aos cachorros e proporcionar alguns momentos singulares entre cães e donos. A ideia é resgatar um pouco dessa relação de companheirismo, de ajuda mútua entre eles e fugir um pouco desse mercado pet comercial que se criou nos últimos anos”.

Cachorros, casinhas e cia

Uma das atrações da mostra é a exposição Cachorros, de Paola Viana, com 29 fotos tiradas de cães de rua no Peru, Chile, Bolívia e Brasil, entre 2004 e 2010. A galeria retrata o lado mais triste vivido por esses animais, como o descaso, o abandono e a morte. Segundo Paola, não foi fácil escolher as imagens, já que ela conta com um acervo de mais de 200 fotografias. “Na verdade, foi difícil selecionar as fotos. Cachorro é uma paixão para mim, eu os fotografo em todas as situações”. Paola contou ainda que não esperava fazer uma exposição dessas tão cedo, mas logo topou o convite da Matilha. “Proporcionar um espaço aberto para eles é uma coisa que eu achei demais, entrei de cabeça nesse projeto”.

Exposição Cachorro é composta por 29 fotografias feitas por Paola ViannaExposição Cachorro é composta por 29 fotografias feitas por Paola Vianna
Crédito: Marjorie Luz

E para trazer um conceito novo para a exposição, enquanto os donos podem conferir as fotos, os cãezinhos ficam entretidos com a instalação das Casinhas Sensoriais, desenvolvidas em miniatura e que contêm cheiros, texturas e petiscos. O objetivo é instigar a curiosidade e o faro dos cachorros que passarem por lá. Entre as atrações também está o confortável lounge Bom pra cachorro!, onde cães e “acompanhantes” podem relaxar, com muitas almofadas e brinquedos caninos.

Outro destaque do Projeto práCachorro é a sala de cinema da Matilha Cultural, que durante todo o mês estará com o volume adequado à audição canina, para que os donos curtam esse momento com seus cachorros de forma saudável e descontraída. Além disso, foi montado um estúdio fotográfico, com diferentes cenários e figurinos, para que cães e donos façam fotos e levem uma lembrança para casa.

O espaço conta também com uma outra exposição, a Graffiti práCachorro, composta por cinco telas com referência do universo canino pintadas por cinco grafiteiros brasileiros, especialmente para o projeto.

Desentendimento entre focinhos

Cachorros foram muito bem recebidos com saborosos petiscos do Café MatilhaCachorros foram muito bem recebidos com saborosos petiscos do Café Matilha
Crédito: Marjorie Luz

Rogério Fernandes, namorado da fotógrafa Paola Viana, foi conferir de perto a exposição da amada com sua cadela Nina, uma espoleta Border Collie. Ele, que também é fotógrafo, ficou com um certo receio de levar a cadelinha em um ambiente fechado, “com muito hormônio junto”. Seu temor acabou tendo fundamento: como os ânimos caninos estavam exaltados perante as novidades, Nina acabou sendo mordida por Luna, cadela da raça Labrador, de Paola. A cadelinha ficou bem, mas depois do susto queria partir para cima de qualquer cachorro que cruzava seu caminho. Diante do episódio, fica a dica: na dúvida, leve a focinheira para o seu animal.

Vale lembrar que todas as atrações poderão ser conferidas até o dia 3 de julho na Matilha Cultural. Até a data, os visitantes também poderão aproveitar as palestras realizadas pela Pedigree, com especialistas em terapias alternativas para os amigos peludos.

Já para quem ainda não tem um cãozinho, neste sábado, 12 de junho, será realizada uma feira para adoção de animais abandonados, promovida pela Rede Social da Vila Buarque, SENAC Consolação e Matilha Cultural, em parceria com as ONGs participantes da campanha PEDIGREE® Adotar é tudo de bom. A feirinha será na Praça Rotary, no bairro da Consolação.

Para conferir mais fotos do evento, acesse o Blog da PetMag

Serviço

práCachorro Matilha Cultural
Quando: de 8 de junho a 3 de julho
Local: Rua Rego Freitas, 542 – São Paulo
Tel: (11) 3256-2636
Site: matilhacultural.com.br

Artigo AnteriorPróximo Artigo