Os proprietários que tinham o costume de usar guias com mais de dois metros em seus animais terão que mudar de atitude. A prática passa a ser proibida, sendo que os infratores correm o risco de levar uma multa. Isso porque ficou constatado pelo governo de Tameside, na cidade inglesa de Manchester, que “proprietários que andam com a guia curta tem mais chances de limpar a sujeira de seu animal”.
Segundo o jornal Metro, a medida pode afetar muita gente, já que grande parte das guias para cachorros é retrátil e possui até oito metros. “As pessoas são mais propensas a limpar a sujeira – e ter controle de seus pets – quando estão no comando”, disse uma porta-voz do conselho.
Os críticos da medida dizem, no entanto, que os guardas não serão capazes de policiar a proibição corretamente. “Esta é apenas mais uma das políticas que tentam criminalizar e multar as caminhadas do cão, que é inocente”, disse Dylan Sharpe, do Big Brother Watch – campanha que combate a invasão de privacidade na Inglaterra -.
O Kennel Club inglês também não aprovou a medida, descrevendo a política como “totalmente arbitrária e desnecessária”. “Isto é como usar uma marreta para desligar um computador”, considerou o treinador de cachorro, Janet Sykes.