Crédito: Flickr/ CC – sindykids
Adquirir um animal de estimação pode trazer muita alegria para você e para o bichinho, que terá um novo lar. No entanto, é importante ter alguns cuidados com o cachorro. Quando o dono compra um cãozinho de um criador responsável, ou adota de um grupo de salvamento ou abrigo, as duas primeiras semanas com o novo amigo serão um período crítico de adaptação para ambos.
Segundo o jornal norte-americano St. Petersburg Times, se o cão teve um dono anteriormente, esse período pode ser especialmente estressante para ele. Confira algumas dicas para fazer uma transição mais sossegada para o bichinho.
Mantenha crianças e outros animais de estimação separados
Pode ser estressante para o novo cãozinho ser transportado para casa junto com crianças desconhecidas e outros animais de estimação.
Acompanhe a dieta do animal
Para ter certeza de que seu cachorrinho não vai ter problemas de estômago, mantenha a mesma comida que ele recebia de seu dono anterior, e faça uma transição lenta para o alimento que você deseja oferecer a ele.
Fique de olho no cãozinho
Não se surpreenda se houver acidentes. Mesmo os cachorros treinados ainda podem sofrer pequenos acidentes devido ao estresse e a confusão do novo lar. Ajude o bichinho a aprender aonde ir, levando-o para fora de casa frequentemente, e o observe para evitar acidentes ou comportamentos indesejados.
Identifique seu cão com um microchip
Se o seu cachorrinho já vier com um microchip, você deve atualizar as informações de novo proprietário. Levará um tempinho para que o animal reconheça o ambiente de sua nova casa e você como seu novo melhor amigo. Se ele ficar solto durante esse momento de transição crítico, capturá-lo pode ser muito difícil.
Crédito: Flickr/ CC – 28045310@N08
Divirta-se com seu bichinho
Depois de duas semanas, a nova personalidade de seu cachorrinho vai realmente vir à tona, e será um bom momento para procurar por novas atividades para vocês aproveitarem juntos. Aulas de treinamento são muito importantes não só para ensinar boas maneiras ao cão, mas também para você aprender como se comunicar com o bichinho e fortalecer o relacionamento.
Comments