Você já percebeu como a comunicação faz parte do nosso dia-a-dia? Nós nos comunicamos quando ligamos para uma loja para pedir informações, quando enviamos uma mensagem para colegas no serviço ou mesmo quando estamos aguardando pela chegada de um ente querido no aeroporto. Na realidade, tudo o que fazemos está baseado na comunicação e, por muitas vezes, nem percebemos o quão isso é fundamental.
Entre os animais, a comunicação ocorre de maneira semelhante. Eles constantemente trocam informações emitindo sons, mudando a postura corporal, urinando em determinados locais, etc. De fato, todos os cinco sentidos são utilizados na comunicação animal – cada espécie os aplica de um jeito diferente. Os bichos se comunicam para mostrar quem são, determinar relações sociais, demarcar território, proteção, encontrar alimento, entre outras tantas ações.
Com a domesticação de algumas espécies e a sua introdução em nossa sociedade, intensificamos a nossa relação com os animais. Eles se comunicam constantemente conosco, à sua maneira, porém, pouco compreendemos os sinais por eles transmitidos. Também não sabemos como transmitir as informações de maneira correta – ainda tratamos nossos cães como “bebês”, algo que eles não são.
É preciso compreender melhor a forma com que os animais se comunicam, para que tenhamos uma relação mais harmoniosa. Muitos dos principais problemas comportamentais em cães ocorrem pela dificuldade que as pessoas têm de se comunicar com eles.
Infelizmente, pouco se compreende sobre comportamento, comunicação, hábitos e necessidades dos cachorros, o que leva ao aparecimento de diversos “cães-problema” que vemos por aí – que atacam outros animais, que pulam nas visitas, que destroem objetos da casa, que não obedecem, entre outras situações. É fundamental que se busque por informações corretas para desenvolver uma relação completa e saudável com seu cão.