Típica dos Estados da Califórnia, Utah, Arizona e Nevada, a Tartaruga do Mojave é recordista de incentivos destinados a sua preservação. De acordo com a agência de notícias Associated Press, o animal recebeu entre 1996 e 2006 mais de 93 milhões de dólares. A quantia é maior do que a destinada para especies como os ursos cinzentos e das águias americanas.
Sabe-se que desde 1988, o congresso norte-americano definiu a obrigatoriedade de relatórios anuais sobre os gastos com cada espécie em extinção. Antes disso não se sabe ao certo quanto já foi gasto destinado para salvar plantas e animais.
Além da Tartaruga do Mojave, os animais que mais recebem dinheiro são o Salmão do Noroeste do Pacífico e o Leão Marinho de Steller, que continuam em risco de extinção.
Dificuldades
A Tartaruga do Mojave gosta de habitar desertos e passa a maior parte do tempo em buracos em baixo da terra, o que dificulta sua preservação. Isso porque o quelônio pode ser encontrado em um território que se estende por cerca de 15 mil quilômetros, que estão sob as leis de quatro (E)estados, sete instalações militares, quatro parques nacionais e contas de agências federais, estaduais e municipais.
O animal pode ser encontrado também próximo ao meio urbano, o que pode ser perigoso, uma vez que há o risco de atropelamentos, queimadas e doenças causadas por mudanças climáticas.
Comments