Os gatos são famosos pela sua agilidade e pela capacidade de escapar de situações perigosas, mas agora, os cientistas descobriram uma surpreendente capacidade de regeneração do sistema nervoso central dos felinos.
Enquanto estudavam uma doença neurológica que afeta os animais, pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison perceberam que os gatos analisados conseguiram regenerar mielina, uma gordura que protege as fibras nervosas, e cuja degradação cria problemas neurológicos, como a esclerose múltipla.
Esse fenômeno, dizem os cientistas, dão aos gatos a capacidade de se recuperar de enfermidades neurológicas graves, característica que não existe nos seres humanos.
A pesquisa estudava uma doença que ocorria na gestação dos animais, que causava a perda de mielina. Após três meses em uma dieta com substâncias que bloqueavam a ação da doença, os animais recuperaram todas as funções que haviam perdido, como distúrbios de movimentação, perda de visão e paralisia.
Mas os seres humanos também vão se beneficiar com o estudo, uma vez que os médicos podem delinear novas estratégias de recuperação da gordura para ajudar pessoas com problemas neurológicos.