Crédito: Flickr / douglasfernando
Quem não quer ter um animal como um fiel amigo dentro de casa? Mas você não tem tempo de dedicar muitos cuidados e só chega em casa à noite, com medo de encontrar seu “amigo” triste por estar numa tremenda solidão. Além disso, você ainda pensa: “quando receber uma visita, os latidos poderão assustar meus amigos com quem não encontrava há tanto tempo”. Você logo imagina os gastos com vacinas, antipulgas, ração, banho e tosa, mais as roupas, os sapatos e o sofá destruídos por ele. Você até cogita a possibilidade de um aquário, mas já vai desistindo por achar que estará comprando um problema. Então, não se propõe a ter um animalzinho de estimação e o solitário no fim da história acaba sendo você. Acredite! Você está enganado.
Alguns anos atrás o aquarismo no Brasil era encarado como “brincadeira de criança”, mas hoje já é visto de outra maneira. A partir do momento em que esse apaixonante hobby foi sendo estudado por verdadeiros amantes, as informações começaram logo a aumentar. Com o surgimento da internet, podemos dizer que só não tem um aquário bonito e bem cuidado quem não quer.
Esqueça a ideia de lavar o aquário, retirando as pedras, peixes e fazendo aquela “molhação” dentro de casa. Além de um trabalho dispendioso, este procedimento é altamente prejudicial aos peixes. Também ainda existe o mito de que peixes morrem facilmente. Este é um outro grande engano, alguns peixes estão comigo há anos e vivendo muito bem.
Agora imagine: você chega em casa à noite, cansado, e se depara com aquele aquário com água cristalina e cheio de peixes coloridos nadando calmamente. Nada de barulho ou brinquedos espalhados pela casa. Você vai preferir sentar-se com uma boa música de fundo e relaxar diante de uma caixa de vidro com moradores de todas as cores.