Notícias

Aves sabem identificar pessoas más, diz estudo

CC Bruce Tuten - Estou de olho em você: aves reconheceram pessoas que haviam se aproximado de seus ninhos no passado title=Estou de olho em você: aves reconheceram pessoas que haviam se aproximado de seus ninhos no passado
Crédito: CC Bruce Tuten

O tão famoso sexto sentido parece ser uma característica que não é exclusiva de humanos. De acordo com uma pesquisa realizada por alunos da Universidade da Flórida, em Gainesville, EUA, o pássaro que atende pelo nome de mimus polyglottos consegue identificar pessoas que ofereçam perigo ao seu ninho.

De acordo com a pesquisa norte-americana, apesar da ave não ser famosa pelos cuidados extremos com seus ovos, o mimus polyglottos não pensou duas vezes na presença de invasores e atacou os estudantes que ameaçaram tocar seu ninho. Para chegar a tal reação, os cientistas realizaram experimentos interativos com o pássaro durante quatro dias.

Na primeira etapa, os alunos se aproximavam dos pássaros no campus da universidade e tocavam os ninhos da ave. Em seguida, os mesmos indivíduos passavam caminhando próximo, desta vez, sem tocar.

No terceiro e quarto dia, conforme os resultados esperados, as aves atacaram os “invasores” e deram rasantes sobre suas cabeças. Vale lembrar, porém, que quando um grupo diferente de estudantes se aproximou no quinto dia, os mimus polyglottos reconheceram que eles não eram os “agressores” e não reagiram.

Segundo o responsável pelo estudo, Doug Levey, professor de biologia da instituição, em entrevista ao jornal The Telegraph, foram necessários apenas 60 segundos de exposição para a espécie aprender a identificar os estudantes invasores e diferenciá-los dos demais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo