Espécie Cacatua

Barulhenta e bem ativa, a Cacatua de Crista de Enxofre, ou simplesmente Cacatua de Penacho Amarelo, possui uma marca ímpar em sua cabeça: um bonito penacho colorido que se destaca em meio às suas penas geralmente brancas por todo o corpo.

A ave se alimenta basicamente de vegetais e sementes. Elas usam o forte bico para quebrar e abrir até mesmo nozes. Na natureza, podem viver em casais ou em grandes bandos de centenas de mesma espécie, todas bem barulhentas.

A diferenciação de sexos ocorre por meio da íris do animal, que nos machos é preta, enquanto nas fêmeas, é castanha. Dona de um temperamento as vezes duvidoso, a Cacatua é gulosa e não hesita em bicar o dedo de quem a incomodar durante sua alimentação.

Ficha Técnica

Nome Popular: Cacatua de Crista de Enxofre
Nome Científico: Cacatua galerita
Distribuição: Nova Guiné, Tasmânia e Austrália
Família: Psitacidae
Tamanho: aproximadamente 50 cm
Cores: branca de penacho amarelo
Tempo de Vida: 40 anos em média

Histórico

Este exótico pássaro tem como lugar de origem as florestas da Austrália, mas também pode ser vista na Nova Guiné e Indonésia. Acredita-se que os primeiros registros da ave datem o ano de 1790.

A Cacatua é da família Psittacidae, a mesma dos Periquitos, Araras e Papagaios, embora no passado tenha ganhado classificação própria, a Cacatuidae. Atualmente apresenta 20 espécies diferentes.

Cuidados e Dicas

O bico superior das Cacatuas podem se desenvolver excessivamente, o que interfere na alimentação. Por isso, o bico requer cortes periódicos feitos apenas por um veterinário.

A gaiola para a ave deve ser bem construída e resistente, uma vez que além de curiosas, são muito fortes e podem tentar destruir o cadeado e travas da gaiola.

Durante o inverno, é importante que dentro do viveiro haja a instalação de esconderijos para que as aves possam se proteger do frio. Muito sensíveis, elas podem desenvolver pneumonia.

Curiosidades

As Cacatuas são extremamente carentes de atenção. Se não tiverem o carinho necessário podem apresentar desvios de comportamento como depenar a si mesmas e fazer mais barulho do que o de costume.

Muito limpas, as aves precisam de uma banheira com água diariamente para se refrescarem do calor. Ao fim do dia, a água deve ser trocada para evitar que excrementos contaminem o local.

Artigo AnteriorPróximo Artigo