Espécie Esplêndido

Apesar de fazer parte da família dos barulhentos Periquitos e Cacatuas, o Esplêndido é uma ave calma e tímida. Originário do interior da Austrália, o pássaro habita bosques de eucaliptos ou grupos de árvores.

Não muito sociável, o animal é visto na natureza em pares ou em pequenos bandos, e é dono de uma plumagem colorida e exótica. Por pouco não foi extinto há 50 anos, mas graças a criação em cativeiro, hoje a espécie está a salvo.

A diferenciação entre sexos se dá pela coloração do peito, que no macho é vermelho, enquanto é inexistente na fêmea. Ideal para quem deseja uma ave de companhia, o Esplêndido possui um canto suave muito cativante, além de não gostar de estripulia, mantendo-se sempre muito tranquilo em seu canto.

Ficha Técnica

Nome Popular: Esplêndido, Periquito Esplêndido
Nome Científico: Neophema splendida
Distribuição: Austrália
Família: Psittacidae
Tamanho: de 19 a 24 cm aproximadamente
Cores: O macho possui a face e as asas azuis, o peito vermelho e a barriga amarela. Já a fêmea apresenta cores menos vibrantes.
Tempo de Vida: 10 a 12 anos

Histórico

Este colorido e pouco sociável pássaro é originário do interior da Austrália e é facilmente encontrado nos bosques de Eucalipto do país. Da família Psittacidae, assim como os Papagaios e Cacatuas, o Esplêndido recebeu seu nome científico (Neophema splendida) do ornitólogo John Gould, em 1841.

Cuidados e Dicas

A ave deve ser alimentada com ração própria para periquitos de grande porte, além de pequenas porções de ovo cozido. De vez em quando, é importante alimentá-lo com vermes vivos, frutas e legumes.

Durante a época de procriação, de dezembro a janeiro, o ideal é separar o casal das demais espécies.

Curiosidades

Enquanto a fêmea choca os ovos, cabe ao macho alimentá-la para que ela não deixe o ninho.

Pode demorar dois anos ou mais para que a ave obtenha sua plumagem definitiva.

Artigo AnteriorPróximo Artigo