De temperamento por vezes agressivo, o Lóris é um pássaro de beleza única, contudo, não gosta de viver com outras espécies, tolerado apenas o seu par na gaiola. Dona de penas de cores vibrantes e brilhantes, a ave é muito veloz, alem de ser considerada uma das mais ativas e alegres de sua família.
Em cativeiro, o animal apresenta-se bem manso, comendo na mão de seu dono e caminhando em seu ombro. Se tiver bastante espaço para brincar, a ave não sossega e só para na hora do banho.
Ao contrário do papagaio, seu parceiro de família, o Lóris até consegue aprender algumas palavras, mas não as pronuncia tão bem. Para que aprenda a falar, o animal deve ser criado sozinho, sem o contato com outros pássaros.
Ficha Técnica
Nome Popular: Lóris, Papagaio da Austrália
Nome Científico: Lorius garrulus
Distribuição: Austrália
Família: Psitacídeos
Tamanho: 28 a 30 cm aproximadamente
Cores: as mais diversas combinações de vermelho, azul, violeta, marrom, amarelo, laranja, preto e verde.
Tempo de Vida: 20 anos ou mais
Histórico
A Austrália e região do Pacífico são o “lar doce lar” deste pássaro da família Psittacidae. A colorida ave é a única desta família a se alimentar apenas de néctar e pólen de flores que ficam no topo de árvores. Alguns exemplares de alimentam de frutas e até pequenos insetos.
Cuidados e Dicas
Não é recomendável a criação da ave dentro de casa, uma vez que ela produz excrementos muito moles que podem sujar o ambiente.
Evite excesso de umidade para não causar problemas respiratórios e nem temperaturas muito baixas. Como o Lóris vem de regiões quentes, não suporta frio abaixo de 5 graus.
Curiosidades
Trata-se de uma das poucas aves que comem pólen e néctar, sendo o único psitacídeo com essa característica.