Espécie Tucano

Conhecido por seu gigantesco bico, o tucano é uma das mais curiosas aves brasileiras. São aves que fazem parte da família Ramphastos, sendo que existem mais de 40 espécies diferentes.

Há quatro tipos principais no Brasil. O Tucanuçu ou Tucano-Boi (Ramphastos toco), é o animal mais comum. Possui o bico alaranjado, com uma mancha negra na ponta.

O seu bico é surpreendentemente leve, pois é todo poroso. Ele está adaptado para a dieta de frutas dos tucanos, que é balanceada com pequenos animais como insetos, répteis e anfíbios.

São animais sociáveis e alegres, que formam casais monogâmicos.

Ficha Técnica

Nome Popular: Tucano, Tucanuçu
Nome Científico: Ramphastos toco, Ramphastos tucanus, Ramphastos dicolorus, Ramphastos vitelinus
Distribuição: América Central, Caribe e América do Sul
Família: Ramphastos
Tamanho: entre 46 e 56 centímetros
Cores: corpo preto com penas brancas na região da papada e bico amarelo, laranja e avermelhado. Dependendo da espécie, pode ser amarelo na região do papo
Tempo de Vida: cerca de 20 anos

Histórico

Podem ser encontrados do sul do México até o norte da Argentina. O Ramphastos toco, mais comum no Brasil, ainda não sofre ameaça direta de extinção, mas o seu número tem diminuído muito nas últimas décadas devido à caça ilegal e perda do habitat. Em território nacional, pode ser encontrado desde o Piauí ao Tocantins, do Mato Grosso até o extremo norte do Rio Grande do Sul e no litoral do Rio de Janeiro até Santa Catarina.

Cuidados e Dicas

O Tucano é um animal silvestre e é ilegal retirar um exemplar da natureza. Pesquisas mostram que para cada animal vendido ilegalmente, nove morrem devido ao transporte e maus tratos. Existem, no entanto, criadores comerciais que vendem o animal com autorização do IBAMA.

O Tucano deve ser alimentado diariamente com frutas picadas e ter sempre acesso a vasilhas com água fresca. Os viveiros devem ser arborizados e revestidos com grades de arame. Forneça um poleiro para cada ave e uma caixa para dormir.

Curiosidades

A origem do nome do animal vem do tupi “tucana” que significa “bico de osso”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo