Famoso por suas habilidades artísticas – o pássaro é um excelente imitador, seja de humanos ou outros animais – o Papagaio Cinzento Africano é muito popular como bicho de estimação. Sociável, se adapta facilmente em qualquer ambiente, e convive sem maiores problemas com outras aves. É aconselhável, no entanto, criar apenas casais para evitar disputas de território.
Dono de uma plumagem cinza brilhante, não apresenta diferenciação aparente entre machos e fêmeas, sendo apenas possível a descoberta, por meio de exames de sangue. Seu habitat natural são as florestas da África Central e Ocidental, desde a Serra Leoa até o Quênia. Eles vivem aos pares, mas podem ser encontrados em grandes bandos também.
Ficha Técnica
Nome: Papagaio Cinzento Africano, Papagaio Cinza
Nome Científico: Psittacus erthacus
Distribuição: África
Família: Psitacidae
Tamanho: 35 a 40 cm aproximadamente
Cores: plumagem com diversos tons de cinza, com o rabo preto e vermelho
Tempo de Vida: até 70 anos
Histórico
O Psittacus erithacus, ou Papagaio Cinzento Africano, como o próprio nome sugere é originário da África e pertence à família Psittacidae. Assim como seu “primo”, o Papagaio Verdadeiro, o pássaro recebeu a nomenclatura própria em 1758, pelo zoólogo sueco Carolus Linnaeus.
Cuidados e Dicas
As aves devem ser alimentadas de ração própria para papagaios, além de um suplemento a base de vitaminas e sais minerais.
O ambiente adequado para a criação da ave deve ser um aviário ao ar livre, contanto que haja um abrigo para que elas se aqueçam durante a noite. Caso o dono opte por uma gaiola, esta deve ser espaçosa, com barras horizontais e de ferro. Isso evita que o papagaio roa o local e fuja.
Curiosidades
Além de excelente imitadora, a ave ainda é capaz de aprender trechos de músicas e reproduzi-las.
De temperamento forte, o pássaro tem o costume de escolher alguém como seu preferido, da mesma maneira que desenvolve aversão por outra pessoa da casa sem o menor motivo aparente.