Sua carne, ovos e plumagem são cobiçados, por isso é comum encontrar muitos deles amontoados em pequenos espaços. Já os Patos Domésticos mais afortunados podem desfrutar de laguinhos, ou até mesmo viver dentro da casa do proprietário. Descendente dos patos Real e do Mato, o Doméstico costuma comer insetos, lesmas e plantas.
Muitos confundem gansos, patos e até cisnes. Uma das diferenças é que o pato apresenta o pescoço mais curto. Apesar de caminhar e correr relativamente bem, o pato passa maior parte do tempo na água.
Ficha Técnica
Nome Popular: Pato doméstico
Nome Científico: Anas platyrhynchos
Distribuição: Sudeste Asiático
Família: Anatidae
Tamanho: de 30 cm a 1 metro
Cores: diversas
Tempo de Vida: cerca de 20 anos
Histórico
O Pato Doméstico é criado pelo ser humano há milhares de anos, originalmente no sudeste asiático, e acredita-se que o Pato-Real seja o seu mais próximo ancestral na natureza. Os animais também possuem fortes tendências migratórias, ou seja, alguns grupos saem da América do Norte durante o inverno nas suas características formações em “V” e chegam até a América Central e Caribe, onde ficam de setembro até maio. Na Ásia, são muito comuns na Nova Zelândia e Austrália.
Cuidados e Dicas
Caso resolva manter patinhos em sua propriedade, vale lembrar que será preciso construir um abrigo, ou casinha para proteger seu bichinho de estimação de alguns predadores, já que eles possuem asas mas não sabem voar.
Curiosidades
Os pequenos patinhos mal nascem e já sabem se virar. Saem andando, correndo, nadando e procurando comida.
Os patos podem ser subdivididos nas categorias: de superfície, mergulhadores, marinhos e gansos.