Raça Boiadeiro Australiano

Inteligente e ativo, o Boiadeiro Australiano é resultado de uma vasta mistura de cães. É resistente e compacto, aguenta guiar o gado por horas, sob forte sol. O animal é ativo e inquieto e necessita de espaço para correr e gastar energia. Por isso é uma boa companhia para aguentar o ritmo de crianças.

É muito companheiro e gosta de ficar próximo ao dono. De faro aguçado, é utilizado em alguns países para resgate de vítimas, explosivos e drogas. Sensível, ele não tolera agressividade. Caso seja agredido, pode se afastar e começar a ficar agressivo com o dono.

Ficha Técnica

Origem: Austrália
Utilização: boiadeiro
Porte: médio
Pelagem: pelo curto, liso e duro
Cores: azul, azul salpicado ou mosqueado, com ou sem marcas em preto, azul ou castanho. Pode ser ainda ruivo salpicado com manchas vermelho escuras.
Temperamento: fiel, companheiro, inteligente e brincalhão

Histórico

Acostumado ao clima frio e chuvoso da Inglaterra, o Smithfield não se adaptou ao forte calor das fazendas localizadas no interior da Austrália. Seus donos resolveram então cruzá-los com os Dingos, cães selvagens australianos. Apesar de resistente ao clima, esses cães se mostraram agressivos com o gado, acuando-o em vez de guiá-lo.

Um fazendeiro que importou um casal de Collie de pelo curto, resolveu cruzar a raça com os mestiços de Smithfield e Dingos. Resistente, o cão tinha maneira própria para trabalhar: ele mordiscava o calcanhar do gado, e por isso foi batizado como Heeler (do inglês heel, que significa calcanhar). O problema era que nem o calcanhar dos cavalos escapavam. A saída foi cruzá-los com Dálmatas, conhecidos por sua boa relação com os cavalos. Dos Dálmatas também herdaram as manchas e o salpicado tão comum ao cão. Alguns criadores acreditam que o Buldogue também tenha participação na constituição do Boiadeiro Australiano.

Cuidados e Dicas

O animal pode apresentar alguns problemas genéticos, como surdez congênita, luxação de patela e atrofia progressiva da retina. Antes de adquirir um animal verifique o canil, e os pais da ninhada.

Curiosidades

Obediente e muito inteligente, o Boiadeiro aparece na 10ª posição do ranking de inteligência canina desenvolvido por Stanley Coren.

Artigo AnteriorPróximo Artigo