Apesar de pequeno – ele é considerado o menor cão do mundo – o Chihuahua é destemido e não se intimida pelo tamanho. Por isso é aconselhável o uso de coleira para passear com o pequeno.
Inteligente e alerta, ele é esperto e é ótimo para identificar a chegada de pessoas estranhas. Ciumento, costuma eleger apenas uma pessoa como dono. Seu tamanho o torna um cachorro adaptável a qualquer tipo de ambiente, inclusive, apartamentos. Vale lembrar que, como a maioria dos cães de pequeno porte, o Chihuahua costuma latir muito.
Devido ao seu tamanho, o cão não é uma boa opção para quem tem crianças muito pequenas. Elas podem facilmente pisar ou cair em cima do cachorro.
Ficha Técnica
Origem: México
Utilização: companhia
Porte: pequeno
Pelagem: pelo curto ou longo
Cores: as cores são variadas e todas são aceitas
Temperamento: afetuoso, possessivo, alerta e corajoso
Histórico
Estudiosos da raça acreditam que o Chihuahua descende do Techichi, cão que convivia com os toltecas, civilização anterior aos astecas. Arqueólogos encontraram imagens do cachorro em templos do período.
Já uma outra vertente acredita que o Chihuahua surgiu no Oriente. Transações comerciais teriam levado o cão até a América.
A raça foi reconhecida apenas em 1952.
Cuidados e Dicas
O Chihuahua quase não apresenta problemas específicos em relação à sua saúde. Por ser muito pequeno, o animal é um cão friorento. O cão pode apresentar ainda problemas como olho seco, além da formação de tártaro. É preciso tomar cuidado com o peso do cachorro. Quilos extras podem comprometer sua ossatura.
Curiosidades
Por mais frágil e delicado que pareça, o Chihuahua também precisa praticar exercícios. Tanto para não engordar muito, quanto para gastar suas unhas, já que, na maioria das vezes, eles estão no colo do dono, e não no chão.