O tamanho impressiona. Considerado o maior e mais pesado cão do mundo, o Mastiff Inglês assusta, mas de acordo com muitos proprietários da raça, o cão é calmo e dócil. Por ser paciente, convive bem com crianças, mas devido ao seu porte, não é uma boa companhia para elas.
Tranquilo e reservado, o cão não costuma latir à toa. Recomenda-se que o Mastiff Inglês tenha contato com as pessoas da família, amigos e outros animais desde pequenos.
Ficha Técnica
Origem: Grã-Bretanha
Utilização: guarda e defesa
Porte: grande
Pelagem: pelo curto
Cores: variações do fulvo, mas sempre com orelhas, trufa, focinho e região em torno dos olhos pretos.
Temperamento: calmo, seguro e afetuoso
Histórico
Sua origem é incerta, mas há indícios de que teve origem na Ásia e rapidamente alcançou toda a Europa. Também conhecido como Old English Mastiff, o cão serviu em frentes de batalhas.
O Mastiff Inglês também foi muito utilizado em rinhas contra outros animais como touros, ursos e leões até 1835, quando o ‘esporte’ foi abolido. Há relatos de que durante a Segunda Guerra Mundial, esses cães puxavam carros de munição nas frentes de batalha. Por este motivo, com o fim da guerra, a raça quase foi extinta.
Cuidados e Dicas
É preciso controlar o peso do Mastiff. Além de alimentação adequada, ele precisa de exercícios físicos para não ficar obeso. Alguns problemas mais comuns à raça são displasia coxo-femural, epilepsia, calos (em função do peso) e atrofia progressiva da retina.
Curiosidades
O Mastiff Inglês contribuiu para o desenvolvimento de várias outras raças como o Dogue Alemão, Fila Brasileiro, São Bernardo, Bullmastiff, Rottweiler, entre outras.