Muito apegado ao dono, o Pug é um tipo de cão que não gosta de ficar tempo demais sozinho. De porte pequeno, é indicado para quem tem pouco espaço, ou até mesmo mora em apartamento. Além da vantagem do porte e da pouca necessidade de fazer exercícios físicos, o Pug é conhecido por ser discreto e não latir a toa.
Sociável, adapta-se facilmente a qualquer tipo de ambiente e entre pessoas estranhas. O focinho extremamente achatado impede que o cachorro faça longas caminhadas e exercícios. Sua aparência lembra um mini mastim.
Ficha Técnica
Origem: China
Utilização: companhia
Porte: pequeno
Pelagem: pelo curto, macio e liso
Cores: prata, abricó, fulvo ou preto. Com exceção do preto, todos trazem marcas escuras em partes definidas
Temperamento: inteligente, feliz, companheiro e discreto
Histórico
Cães muito semelhantes ao Pug foram registrados em objetos que datam do ano 1700 a.C na China, seu país de origem. Os holandeses foram os responsáveis pela entrada do cachorro na Europa, durante o século 16. Em pouco tempo, o cão caiu nas graças na realeza européia
Cuidados e Dicas
Donos de Pug devem ficar atentos às dobrinhas do animal. É preciso limpá-las e mantê-las sempre secas. Não o leve para passear em horários muito quentes. O focinho achatado dificulta a ‘refrigeração’ do ar, e pode levar o cão à morte. Problemas comuns em Pugs são conjuntivite, dermatites e obesidade.
Curiosidades
No Brasil, a raça ficou popular na novela Por Amor, de Manoel Carlos. A Pug Ignés interpretava o bichinho de estimação da atriz Françoise Fourton.