Raça Shih Tzu

Extremamente apegado a pessoa que escolheu como dono, é o tipo de cachorro que aprecia horas de carinho e de ficar deitado, grudado e exigindo afagos. Temperamental, precisa de proprietários firmes e experientes, que não se deixem levar por seu jeitinho aparentemente frágil.

Não são muito ativos, como a maioria dos cães pequenos. O Shih Tzu prefere ficar deitado, de preferência em locais fresquinhos, ao lado do dono. O pelo longo exige dedicação e cuidados. Alguns proprietários optam pela tosa. É muito recomendado manter a franja presa.

Ficha Técnica

Origem: Tibete
Utilização: companhia
Porte: pequeno
Pelagem: dupla: subpelo e pelo longo, denso e não encaracolado
Cores: todas as cores são permitidas. Listra branca na testa e branco na ponta da cauda são muito desejáveis nos particolores
Temperamento: dócil, companheiro, inteligente e independente

Histórico

Não há relatos precisos sobre a chegada do Shih Tzu à China. Acredita-se que o animal chegou ao país em 1640, como um presente de Dalai Lama ao imperador chinês. Na Cidade Proibida (palácio imperial da China, desde a dinastia Ming até o fim da dinastia Qin) a imperatriz Tsé-hi (última imperatriz da China) apaixonou-se pela raça e não poupou esforços e principalmente verba para mimar seus cães.

O Shih Tzu saiu da Cidade Proibida em 1928 e foi bem aceito pelas abastadas famílias chinesas. Rapidamente o cão ganha o mundo, e em 1937, com a invasão japonesa na China, a raça quase foi dizimada.

Graças aos esforços de criadores ingleses a raça não foi extinta.

Cuidados e Dicas

Além do pelo, os olhos dos Shih Tzu merecem atenção, pois são grandes e ficam muito expostos. Também tem tendência a desenvolver doenças hepáticas, renais e displasia.

Curiosidades

Reza uma antiga lenha que uma princesa chinesa apaixonou-se por um jovem da Mongólia (a Mongólia conquistou o império tibetano no século 13, por isso alguns mongóis ainda vivem na região). Como casamento dos dois era impossível, os jovens resolveram unir cãezinhos que representassem seus países. Os escolhidos foram o Pequinês e o Lhasa Apso, respectivamente um representante chinês e um tibetano. Dessa união surgiu o Shih Tzu.

racao_shi_tzuCrédito: Divulgação

O Shih Tzu tem sua história rodeada em lendas. Originário no Oriente sendo aperfeiçoado na China, o cão leão, seu nome em mandarim, foi tratado com mordomias por ser o favorito do imperador e da nobreza chinesa.

Modelo de cão de companhia, apesar de ser um cão de personalidade forte e independente, o Shih Tzu é amável, leal ao dono e adora ficar por perto daqueles que fazem carinho.

Sua postura altiva, beleza exuberante em seus longos pêlos e mandíbula braquicefálica compõe suas principais características. Percebendo a necessidade de cuidados especiais, a Premier Pet desenvolveu Premier Raças Específicas Shih Tzu.

Premier Raças Específicas Shih Tzu conta com o formato especial do grão que facilita a apreensão por cães braquicefálicos. Além disso, contém hexametafosfato de sódio como um de seus ingredientes, auxiliando a prevenção na formação do tártaro. Através da ação de ômegas 3 e 6, biotina e zinco, o Derma System promove saúde e beleza da pele e pelagem. Por ser um cão que apresenta sensibilidade no trato intestinal, Premier Raças Específicas Shih Tzu possui uma combinação de ingredientes de alta disgestibilidade aliados à fibra de polpa de beterraba branca e prebióticos. A associação de fibras especiais e extrato de yucca garante o odor e volume de fezes reduzidos.

Veja mais sobre este alimento para Shih Tzus

Artigo AnteriorPróximo Artigo