Raça Springer Spaniel Inglês

Apesar da aparência tranquila, o Springer Spaniel Inglês é um cão ativo que precisa de muito exercício, brincadeiras e passeios. Por isso o ideal é ter um quintal grande e espaçoso para que possa se movimentar à vontade.

Companheiro, é o tipo de cachorro que gosta de ficar grudado no dono. Gosta de acompanhá-lo para todos os lugares, e não gosta de ficar sozinho por longas horas. O faro excelente e seu jeito dócil e meigo lhes garantiram a oportunidade de atuar como cão farejador de entorpecentes.

Ficha Técnica

Origem: Grã-Bretanha
Utilização: levantador de caça
Porte: médio
Pelagem: pelo reto com franjas nas orelhas, anteriores, linha inferior do corpo e posteriores
Cores: fígado e branco, preto e branco, ou ainda, qualquer destas duas combinações de cores, com marcações em castanho (tricolores)
Temperamento: companheiro, ativo, alegre e amigável

Histórico

O Springer Spaniel Inglês é o cachorro mais antigo das raças de aponte a tiro. Antes era utilizado na caça de falcões, e atualmente atua para localizar, levantar (aos saltos) e recolher a caça.

Por ser muito dócil e afável, rapidamente caiu no gosto das família inglesas tornando-se um cão de companhia. O cão recebeu seu primeiro clube na Inglaterra em 1885, sendo reconhecido como raça em 1902, pelo The Kennel Club Inglês.

Cuidados e Dicas

Os pelos do Springer Spaniel Inglês devem ser escovados pelo menos uma vez por semana. O cachorro da raça poderá desenvolver doenças como displasia coxo-femural, obesidade e problemas de visão.

Curiosidades

O cão recebeu a palavra Springer – saltador em inglês – em seu nome, porque saltando ele faz com que as aves alcem voo, e fiquem na mira dos caçadores.

Artigo AnteriorPróximo Artigo