Ideal para famílias com crianças, o Corgi é um cachorro muito ativo que não se dá muito bem com outro animais, sobretudo, cães. Apesar do tamanho reduzido (de 26 a 31 cm), é extremamente corajoso e defende seu dono até as últimas consequências.
Dono de uma musculatura forte, possui uma cabeça semelhante a de uma raposa, enquanto suas patas são curtas e elegantes. De orelhas grandes e eretas, o animal possui um corpo alongado e peito largo. Um macho pode pesar até 17,2 kg, enquanto a fêmea, cerca de 15,3 kg.
Ficha Técnica
Origem: Grã-Bretanha
Utilização: pastoreio, companhia e guarda
Porte: pequeno
Pelagem: pelo curto
Cores: castanho claro com branco
Temperamento: companheiro, inteligente e leal
Histórico
Acredita-se que a raça tenha sido levada para as ilhas britânicas pelos Celtas há mais de 3 mil anos. Devido às suas pernas curtas, há quem defenda também que o animal compartilhe antepassados com o Dachshund.
À princípio, o cão tinha como ofício o pastoreio nas regiões montanhosas que cercavam a cidade de Cardigan, de onde originou-se o nome do animal. Foi só a partir de 1926, com a fundação do Cardigan Club que a raça torna-se mais popular.
Poucos anos depois, em 1931, é importado o primeiro casal da raça para os EUA e, passados quatro anos, o Kennel Club americano reconhece oficialmente esta classe de cães.
Cuidados e Dicas
Eles podem viver dentro de casa ou apartamento, mas por serem ativos, necessitam praticar exercício físico regularmente.
Apesar de resistentes é necessário o cuidado com obesidade e a possibilidade de ocorrência de glaucoma, um problema que, se não tratado a tempo, pode provocar cegueira.
Curiosidades
Apesar do animal ter sido uma das primeiras raças a habitar as Ilhas Britânicas, ainda hoje é considerada relativamente rara no local.
A esperança de vida do Welsh Corgi gira em torno dos 15 anos.