Apesar de ser originário da Escócia, mais especificamente da Ilha de Skye, o Cairn Terrier é o cão mais famoso dentre os terriers na Inglaterra. Dono de um temperamento dócil e travesso, o animal é um excelente companheiro.
Com apenas 28 a 30 cm, o cachorro é valente, resistente e fiel. Ele possui o pelo espetado, com aspecto levemente bagunçado. Sua cabeça é pequena, enquanto o tronco é forte, apesar de pequeno. Já as orelhas são pontudas, com pouco pelo e eretas.
Ficha Técnica
Origem: Escócia
Utilização: cão de caça e companhia
Porte: pequeno
Pelagem: o pelo é duro e grosso enquanto o subpelo é curto e denso
Cores: creme, trigo, vermelho, cinza ou quase preto. O tigrado (brindle) é permitido em todas estas cores. Porém não é permitido o preto sólido, ou branco, ou preto e castanho (black and tan). São típicas, as partes escuras nas orelhas e no focinho.
Temperamento: destemido, afetuoso e brincalhão
Histórico
Acredita-se que o cão é umas das raças mais antigas da Grã-Bretanha e que trata-se de uma das únicas que conseguiu manter os mesmos padrões de seus ancestrais. Sabe-se que o animal era conhecido desde a idade Média e era utilizado como cão de caça de pequenos animais como lontras.
Foi apresentado pela primeira vez em exposições caninas por volta de 1860, com o nome Skye Terrier de Pelo Duro, nome escolhido para homenagear sua ilha de origem. O cão foi responsável também pelo surgimento de outra raça muito querida e famosa: o West Highland White Terrier. O cruzamento entre dois Cairns eventualmente resultava em um filhote branco, não aceito pelos criadores. O animalzinho branco deu origem a raça West Highland White Terrier.
Cuidados e Dicas
O cão precisa de atividades físicas diárias.
Por ser um cachorro bastante apegado à família, não se adapta bem à solidão e, quando deixado sozinho por muito tempo, pode desenvolver um comportamento destrutivo.
A raça apresenta pré-disposição a atrofia progressiva da retina e subluxação da patela.
Curiosidades
O filme “O Mágico de Oz” popularizou o Cairn Terrier. Totó foi o fiel companheiro da protagonista Dorothy, interpretado por Judy Garland.
No ranking elaborado pelo pesquisador Stanley Coren, no livro “A Inteligência dos Cães”, o Cairn ocupa a 35ª posição entre as raças pesquisadas.