O Braco de Bourbon é uma raça de caça que teve picos de popularidade e decadência ao longo de sua história. Os animais possuem uma aparência rústica, são brancos com diversas manchas escuras pelo corpo. Vale lembrar que ele pode nascer com rabo curto ou não.
O animal é um excelente caçador de faisões, perdizes e animais de pequeno porte, como lebres e coelhos. Como pet, é uma boa raça de companhia, fácil de adestrar e que convive bem com crianças e outros animais.
Ficha Técnica
Origem: França
Utilização: caça e companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto, denso e duro
Cores: corpo branco com manchas escuras
Temperamento: companheiro, astuto e ativo
Histórico
O cão faz parte de uma raça antiga, com descrições que remetem ao século 14. Acredita-se, inclusive, que os animais tenham sido citados em relatos do período da Renascença.
Apesar de séculos de história, o Braco de Bourbon ganhou um clube oficial apenas em 1925. Ele passou também por um período de quase extinção, logo após a Segunda Guerra Mundial.
Foi somente em 1970, por meio do francês Michel Comte, que a raça foi recuperada. O criador buscou diversos cães com características semelhantes (tamanho, formato da cabeça, rabo curto) para reconstituir a espécie, e em 1973, registrou na França o primeiro Braco de Bourbon após o desaparecimento da variedade original.
Cuidados e Dicas
A raça não possui nenhum problema característico de saúde, mas como todo cão de grande porte, pode apresentar displasia coxofemural.
Curiosidades
O Braco de Bourbon possui uma diferença visível em seu porte, segundo o gênero. As cadelas tendem a ser mais magras, longas e elegantes do que os machos.