O Bulbóxer é uma raça híbrida muito recente, nascida da combinação entre o Boxer e o American Staffordshire Terrier, mantendo características de ambas as raças. Trata-se de um cão forte e bem-constituído, semelhante ao extinto Brabanter teuto-belga. Apenas quantidades mínimas de branco são permitidas em sua pelagem.
São animais obedientes e fáceis de treinar, muito leais e companheiros com a família, além de ser de bom tratamento com crianças. São também cães alegres e brincalhões, mas também podem ser utilizados para guarda.
Ficha Técnica
Origem: Inglaterra
Utilização: guarda e companhia
Porte: grande
Pelagem: pelo duro e curto
Cores: cores caramelo e marrom claro com pequenas quantidades de branco
Temperamento: brincalhão, leal e companheiro
Histórico
O Bulbóxer é muito recente, surgindo na Grã-Bretanha durante os anos 90 a partir de cruzamentos entre Boxers e o American Staffordshire Bull Terrier. Atualmente, existem também variações da raça com cruzamentos com Buldogues, mas essas não são reconhecidas por nenhum entidade especializada.
Cuidados e Dicas
Assim como os Boxers, os Bulbóxers possuem certa predisposição para aritmias cardíacas e alguns tipos de câncer. Além disso, podem apresentar displasia coxofemural.
Curiosidades
Trata-se de uma raça um pouco controversa, que divide a opinião dos tratadores. Existem tentativas de desmembrar a espécie em diversas outras, como Bulbóxer Pit, Bulbóxer Staff, Staffy Bull e Bulbóxer Francês.