Raça Broholmer

De tronco forte e musculoso, este cão dinamarquês já foi chamado de Sehested of Broholm, por volta de 1700, em homenagem a um famoso caçador de mesmo nome que viveu na época. De porte grande, o animal pode pesar até 80 kg e 75 cm de altura, sendo aceitas apenas as cores preta e castanha com máscara no focinho na cor preta.

Muito popular na Europa, o animal já passou por um momento difícil, quando praticamente foi extinto, durante a Segunda Guerra Mundial. Graças aos amantes da raça, chamados de “The Society for Reconstruction of the Broholmer Breed” (Sociedade para a Reconstrução da raça Broholmer), a partir de 1970, que os exemplares foram aumentando.

Ficha Técnica

Origem: Dinamarca
Utilização: pastoreio, guarda e defesa
Porte: grande
Pelagem: pelo curto, forte e denso
Cores: existem apenas três padrões aceitos: o amarelo claro com trufa preta e máscara escura; amarelo amarronzado com trufa preta e pontos escuros em parte dos pelos ou preto com uma estrela branca no antepeito, além de “luvas” brancas nas patas e na ponta da cauda.
Temperamento: dócil, vigilante, astuto

Histórico

Este cão, que muito se assemelha aos exemplares do grupo dos molossos devido ao seu porte, é fruto do cruzamento entre o Mastiff e cães alemães de raça indeterminada. Ele é originário da Dinamarca, de meados do século 19, muito embora ele só tenha sido desenvolvido após a Segunda Guerra Mundial.

Inicialmente utilizado para caça, e em seguida para a guarda de propriedades e gado, o cão tornou-se popular na Europa, sendo atualmente reconhecido pelo Danish Kennel Club e o Fédération Cynologique Internationale.

Cuidados e Dicas

O animal exige treinamento desde pequeno pois pode apresentar um comportamento extremamente teimoso, além de poder ser agressivo com estranhos.

Ele também precisa de exercícios físicos diários, e é importante que o dono leve o cão sempre ao seu lado direito, nunca à frente, para que ele não tente se impor e o dono possa mostrar que está no comando.

Curiosidades

O dono de cães de temperamento forte como o Broholmer precisam a todo momento ter pulso firme e mostrar ao animal quem é o dono, caso, contrário, o cachorro pode apresentar um comportamento dominador.

Artigo AnteriorPróximo Artigo