Raça Cão de Ursos da Carélia

Independente e autoconfiante, o Cão de Ursos da Carélia é um tipo de cachorro que não se adapta muito à vida urbana. Prefere locais abertos, com muito espaço, onde pode correr livremente e se exercitar. É um animal rústico, que não aprecia muito a companhia de outros animais, pois tem forte instinto de luta e caça.

Este cachorro é fiel e leal ao seu dono e à sua família, além de apreciar a companhia e a convivência com os familiares. Ativo e brincalhão, adora crianças e não se importa em passar horas gastando sua energia com elas. Na presença de estranhos fica um pouco reservado e ressabiado, já que é extremamente territorialista.

Ficha Técnica

Origem: Finlândia
Utilização: caça
Porte: médio
Pelagem: dupla. Subpelo macio e denso. Já o pelo é áspero e reto, e mais longo no pescoço, dorso e face posterior das coxas
Cores: preto, atenuada ou com nuanças de marrom. A maioria dos exemplares tem marcações brancas claramente definidas na cabeça, pescoço, peito, ventre e membros
Temperamento: corajoso, persistente, autoconfiante e equilibrado

Histórico

A origem deste cão é incerta. Alguns cinófilos acreditam que o Cão de Ursos da Carélia e o Laika Russo têm a mesma origem, pois apresentam semelhanças físicas, além de outras características similares. Provavelmente as fronteiras geográficas separaram os cães que tiveram que se adaptar ao clima, temperatura, entre outras situações.

Durante uma guerra travada entre os dois países, em 1939 a 40, a raça quase foi extinta. Mas a dedicação dos criadores não permitiu que o Cão de Ursos da Carélia fosse dizimada.

Cuidados e Dicas

Como o cachorro tem pelo longo em algumas partes do corpo, além de subpelo, portanto, recomenda-se escovar o animal frequentemente, para eliminar os pelos mortos.

É aconselhável que o filhote receba adestramento básico.

Curiosidades

Durante uma caçada, o Cão de Ursos da Carélia não pensa duas vezes na hora de atacar um urso. Ele é capaz de sacrificar sua vida para salvar o dono.

Artigo AnteriorPróximo Artigo