Raça Cão do Ariége

Este cão farejador é dono de uma docilidade sem igual, e é muito utilizado como animal de companhia, apesar de seu instinto natural para caça. De porte médio, o cachorro não é muito conhecido fora de sua região de origem, a França, mas apresenta qualidades muito distintas, como a adaptabilidade e tranquilidade.

De pelo curto e rente à pele, o animal apresenta apenas um tipo de coloração: é permitido pelo padrão tricolores com as cores branca, preta e dourada. Dono de grandes orelhas caídas, o cão foi reconhecido em 1912, e é uma das raças francesas menos difundidas, entre os sabujos. Trata-se de um cachorro que é especialista na caça de pequenos animais, devido ao seu excelente faro e voz potente, que facilita a comunicação com seu dono.

Ficha Técnica

Origem: França
Utilização: caça, farejador e companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo curto e rente ao corpo
Cores: o padrão tricolor nas cores branca, preto e dourado é o único aceito
Temperamento: dócil, calmo, afetivo

Histórico

Trata-se de um cachorro originário da província de Ariége, região situada no extremo sul da França, na divisa com a Espanha. O animal é resultado do cruzamento entre o cão Azul da Gasconha, Gascão Saintongeois e Cão de Artois, sendo reconhecido por volta de 1912.

Cuidados e Dicas

A raça é muito dócil e se dá bem com crianças e outros animais, embora não seja adequada para apartamentos e espaços reduzidos.

Curiosidades

São chamados em sua terra natal de “meio cães” ou “cães de meio sangue” por serem fruto de formação híbrida produzida do cão Azul da Gasconha, Gascão Saintongeois e Cão de Artois.

Artigo AnteriorPróximo Artigo