Raça Cão Finlandês da Lapônia

Trata-se de um cão muito semelhante ao Spitz da Lapônia, muito embora a Federação Cinológica Internacional reconheça as duas raças como distintas. O cão Finlandês da Lapônia foi criado para ser pastor de renas, mas com o tempo, também passou a ser utilizado como pastor de ovelhas e gado.

O animal é muito inteligente e aprende com facilidade, sendo ideal companhia para donos esportistas. O cão também não faz feio em competições de agility, além de apresentar um corpo bem constituído e musculoso. Dono de um pelo vasto e longo, este animal exige cuidados especiais para que sua pelagem não embarace.

Ficha Técnica

Origem: Finlândia
Utilização: pastoreio e companhia
Porte: médio
Pelagem: pelo duplo, denso, longo e grosso
Cores: todas as cores são aceitas pelo padrão
Temperamento: corajoso, alegre e inteligente

Histórico

Este cão de pelo vasto e fofo é originário da Finlândia, como seu próprio nome sugere, e é descendente dos cães trazidos da antiga Lapônia e levados para a Finlândia. Como todo Spitz, trata-se de um animal antigo, do mesmo período que os lébreis asiáticos.

O primeiro padrão da raça foi estabelecido em 1945, mas ganhou novos padrões em 1970. Trata-se de um cão desenvolvido inicialmente para o pastoreio, mas conquistou as famílias finlandesas como cão de companhia.

Cuidados e Dicas

Muito tranquilo e amigável, o Cão Finlandês da Lapônia é ideal para famílias, sendo paciente e brincalhão com crianças.

Por apresentar pelagem extremamente vasta, longa e grossa, o animal precisa de cuidados para lá de especiais. Não é indicado que seu pelo seja cuidado em casa, sendo aconselhável visitas periódicas ao pet shop para a tosa e banho.

Curiosidades

O cão teve seu nome mudado por algumas vezes, sendo alterado para o que é conhecido atualmente em 1993.

Artigo AnteriorPróximo Artigo