Raça Dandie Dinmont Terrier

A raça é caracterizada pelas pernas curtas, tronco comprido e um característico topete. O animal tem se destacado desde a época de sua criação, em 1700, quando caçava lontras e doninhas. Apesar dos modelos atuais não serem tão bons como caçadores, são excelentes cães familiares, sendo uma boa opção para famílias com crianças.

Na aparência geral, trata-se de um cãozinho de pequeno porte, e que nada se assemelha com os outros terriers. Não há linhas retas, sua cabeça é exageradamente grande em relação ao corpo e seu tronco é levemente encurvado. As patas também são curtas e bem separadas, enquanto sua musculatura é bem desenvolvida e forte. Ele pode medir até 27 cm e pesar até 11 kg.

Ficha Técnica

Origem: Escócia
Utilização: companhia
Porte: pequeno
Pelagem: pelo duplo, duro, denso e semilongo
Cores: os dois padrões aceitos são o pimenta e mostarda. O primeiro deles pode variar do azulado ao cinza prateado, enquanto o segundo varia do tom castanho ao marrom pálido. Já a cabeça é sempre branco-creme, enquanto as partes inferiores são mais escuras
Temperamento: inteligente, carinhoso e alerta

Histórico

Há diversas suposições para o surgimento do animal. Dentre elas há uma ideia mais aceita que defende que o cão tenha sido fruto de uma antiga variedade criada por ciganos, então muito numerosos na Escócia Meridional. Por outro lado, há quem acredite que o Dandie tenha derivado do cruzamento do Otterhound com o Scottish antigo. Já outros, ao contrário, opinam que ele deriva do Skye e do Bedlington. Finalmente, Há o grupo que acredita que de sua formação tenham participado os Bassets sabujos de Flandres, introduzidos desde a França pelas tropas de Guilherme, o Conquistador.

Cuidados e Dicas

O cão é ideal para locais reduzidos como apartamentos e se adapta com facilidade a ambientes com muitas pessoas, animais e crianças.

Devido às pernas curtas e tronco levemente curvado, pode apresentar problemas de desvio de coluna.

Curiosidades

Terriers reconhecidos como Dandies aparecem em pinturas antigas datadas de muito antes a 1850. Acredita-se também que o Rei Louis Philippe, da França, tinha um casal da raça.

Artigo AnteriorPróximo Artigo