Notícias

África abriga maior grupo de tartarugas-gigantes do mundo

SXC Massimo Zunino - A tartaruga gigante é o quarto maior réptil do mundo title=A tartaruga gigante é o quarto maior réptil do mundo
Crédito: SXC Massimo Zunino

Famosa por seus mais de 500 kg, a Tartaruga-de-couro ((Dermochelys coriacea) ou simplesmente Tartaruga-Gigante, também é conhecida devido aos esforços para sua preservação. O réptil está na lista de animais em extinção, mas curiosamente, devido aos trabalhos de ambientalistas nas praias do Gabão, no continente africano, atualmente, podem ser encontradas até 41 mil exemplares de fêmeas.

Trata-se da maior população existente no mundo de tartarugas desta espécie. A notícia não foi só comemorada na África, como também no Brasil, uma vez que o animal está na lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), como ameaçado de extinção. Antes da descoberta, a estimativa mundial de exemplares era de 34 mil, mas o novo estudo indica que a população das tartarugas tem aumentado.

Todo os detalhes da pesquisa foram publicados na edição de maio da revista Biological Conservation, onde os autores deixaram claro a importância dos esforços de conservação da biodiversidade. Sabe-se que a Tartaruga-de-couro teve suas populações nos oceanos Pacífico e Índico reduzidas em mais de 90% nas décadas de 1980 e 1990.

O novo estudo é resultado de uma parceria entre pesquisadores da Universidade de Exeter, Reino Unido e a Wildlife Conservation Society, uma rede de organizações que atua na proteção das tartarugas marinhas. Todos esses esforços não são em vão. A espécie gigante é a maior entre as tartarugas atuais e a quarta maior entre os répteis, depois de três exemplares de crocodilos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo