O Elkhound Norueguês Cinza é um cão de temperamento destemido, vigoroso e valente. Habitante do hemisfério norte, o animal é extremamente acostumado com o frio e fortes nevadas. É também um caçador nato, especialista na busca por alces e ursos.
Esses cães são do tipo spitz. Compacto, de tronco curto, estrutura quadrada, pescoço elevado e orelhas bem retas. Sua pelagem grossa e abundante, pode ser eriçada ou longa. Na cabeça e na face anterior dos membros, curta e lisa. Sua coloração é cinza com várias tonalidades. A cor é composta pelas pontas negras dos pelos externos e também mais claro no antepeito, ventre, membros e na face ventral da cauda.
Depois de tantos anos vivendo servindo ao homem, esses cães tornaram-se grandes companheiros no convívio do lar, amáveis, dispostos e obedientes.
Ficha Técnica
Origem: Noruega
Utilização: caça e companhia
Porte: médio, os machos chegam a 52 cm e as fêmeas, 49 cm
Pelagem: grossa, abundante, podendo ser eriçada ou longa
Cores: cinza com variações ao longo do pelo
Temperamento: valente, vigoroso, mas também amáveis, dispostos e obedientes
Histórico
Esses cães são descendentes de cães nórdicos, que desde a Idade da Pedra já eram encontrados ao lado dos homens primitivos. O Elkhound Noruguês Cinza foi um fiel companheiro dos Vikings, o que pode ser comprovado por ossadas datadas de 4 a 5 mil anos atrás.
Cuidados e Dicas
Como é um cão muito peludo, necessita de escovações durante a semana. Não é aconselhável para viver em apartamentos, porém, se for o caso, necessita-se de muito exercício já que é de seu instinto a corrida durante a caça.
Curiosidades
Esses cães utilizam duas táticas diferentes em sua caçada. A primeira, para animais de porte grande, ele simula um ataque, forçando o animal a encará-lo, e finge atacar avançando e recuando em seguida para se proteger. Com isso, começa a latir para seu dono ter a ideia certa de onde atirar. Para animais de pequeno porte, eles caçam com a tática do bloqueio da passagem, o que força a presa a ir de encontra ao caçador.