Raça Grande Azul da Gasconha

Famoso por ser um grande caçador de javalis e alces, o cão também é muito utilizado como farejador e levantador de presa, devido à sua grande resistência. São animais amáveis e leais, sendo considerados a raça mais pura de farejadores existentes, já que seriam descendentes dos cachorros trazidos pelos comerciantes fenícios.

Apesar do porte grande, são animais amáveis com crianças e se dão muito bem com outros cães. Em sua aparência geral, possui um ar majestoso e aristocrático, o que atraiu a realeza francesa no século 16 e 17. O cão é robusto e bem constituído, suas orelhas são alongadas e caídas, com inserção baixa.

Ficha Técnica

Origem: França
Utilização: caça, farejardor, apontador
Porte: grande
Pelagem: curta, grossa e reta
Cores: a cor mais presente é o tricolor, com predominância do branco, com manchas e salpicados na cor preta, que dá a impressão de azul (cinza). O padrão também aceita tonalidades castanhas com máscara preta e duas manchas douradas pequenas em cima dos olhos.
Temperamento: carinhoso, ativo,

Histórico

O cão é originário da província da Gasconha, na região sudoeste da França, próxima às montanhas dos Pirineus e à divisa da Espanha. Acredita-se que esses hounds eram utilizados para a caça de javalis, ursos e lobos, e que eram tão bons em sua função que o lobo europeu quase foi extinto. O Azul da Gasconha se tornou quase unanimidade para a função, o que causou a extinção de outros cachorros que foram desenvolvidos para a caça também.

Há registros que apontam que o cão foi desenvolvido na mesma época que o Cão de Santo Humberto, mas era preferido devido à sua voz uivante e sonora, dotada de tons mais graves, além de seu excelente faro.

Cuidados e Dicas

Como são cães muito ativos, necessitam de espaço amplo para se exercitarem e não são recomendados para apartamentos ou casas sem quintal.

Por terem orelhas caídas e longas, os cães precisam de limpeza semanal no lugar para evitar otites.

Curiosidades

O rei da França Henrique IV, que governou o país no final do século 16 e início do 17, possuía uma renomada matilha da raça.

Artigo AnteriorPróximo Artigo