O Greyhound é um cão de corrida, por isso, precisa de espaço para se movimentar. Corridas e longas caminhadas são fundamentais para deixar um Greyhound mais feliz. O cão desta raça tem índole calma e tranquila. Discreto, não é o tipo que faz festa e fica grudado ao dono.
Aliás, sua independência é uma das principais características, que para alguns treinadores dificulta o adestramento. É um cachorro delicado, que não aprecia muito brincadeiras abrutalhadas, e reservado na presença de pessoas estranhas.
Ficha Técnica
Origem: Grã-Bretanha
Utilização: corrida e companhia
Porte: grande
Pelagem: pelo fino e assentado
Cores: preto, branco, ruivo, azul, fulvo, castanho, tigrado, ou qualquer uma dessas cores com manchas brancas
Temperamento: afetuoso, equilibrado, companheiro e gentil
Histórico
Muitos acreditavam que o Greyhound tivesse parentesco com cães como o Saluki ou o Sloughi, mas em 2004, análises de DNA sugeriram que a raça está mais próxima de cães de rebanho.
Acredita-se que a origem do animal está ligada aos celtas. Segundo especialistas, o cão era utilizado principalmente em caçadas, devido a sua boa visão. O nome da raça deriva do inglês antigo grighund. Hund é o atual hound (caça), mas não se sabe a tradução de grig. Não há pistas de que grig tenha alguma relação com a palavra grey (cinza).
Cuidados e Dicas
A manutenção da pelagem é simples, já que o pelo é curto e assentado. O Greyhound pode apresentar torção gástrica e também é sensível a anestesia.
Curiosidades
Um famoso Greyhound faz parte de uma conhecida família norte-americana. Trata-se de Ajudante de Papai Noel (Santa’s Little Helper), cãozinho dos Simpsons.