Raça Mastim Espanhol

Cão rústico e resistente, o Mastim Espanhol é indicado para fazendas, chácaras e locais amplos. Nem pense em mantê-lo em um apartamento. Muito afetuoso, ele gosta de ficar em meio ao ambiente familiar. Convive bem entre crianças, pois é paciente e tranquilo, além de compartilhar ambiente com outros animais. Até mesmo com gatos!

Apesar de toda essa afabilidade, o cão não é simpático com pessoas estranhas. Fica reservado e desconfiado na presença de desconhecidos. O Mastim Espanhol também é muito independente e não costuma obedecer facilmente. Por isso é recomendado para pessoas experientes.

Ficha Técnica

Origem: Espanha
Utilização: guarda e defesa
Porte: grande
Pelagem: pelo denso, grosso, de comprimento médio, suave, distribuído por todo o corpo, inclusive entre os dedos. Nas patas a pelagem é mais curta, já na cauda é mais longa e sedosa
Cores: indiferente. Mas as mais apreciadas são as uniformes, como amarelo, fulvo, ruivo, preto, lobeiro e veadeiro. Também aceita-se cores combinadas como tigrado ou particolorido
Temperamento: inteligente, gentil, afetuoso e leal

Histórico

Para alguns especialistas, esse cão já perambulava pela Espanha há cerca de 4 mil anos, nas regiões de La Mancha e Extremadura. Tudo indica que ele descende de molossóides (cães de grande porte), utilizado pelos romanos durante guerras e batalhas. Ele protegia rebanhos durante as migrações nas regiões espanholas.

A raça quase foi extinta durante a Guerra Civil Espanhola. Sua recuperação aconteceu Associación Española del Perro Mastín Español. Nesse período também é reconhecida pela FCI (Federation Cynologique Internationale).

Cuidados e Dicas

O pelo merece cuidados, já que é farto e denso. Se possível, escove-o diariamente para mantê-lo brilhante e saudável. Fique atento à displasia coxofemural, problemas nos olhos e no coração.

Curiosidades

O Mastim Espanhol é considerado cão nacional da Espanha, país com considerado número de criadores da raça.

Artigo AnteriorPróximo Artigo