Um cão “perfeito”. Bem balanceado, o Field Spaniel mescla beleza com eficiência. Com características nobres, esses cães chamam muito atenção pela sua pelagem. Lisa ou ligeiramente ondulada, densa para resistir a diferentes climas, não muito curta e com franjas no peito, abaixo da barriga e nos membros, aceita em preta, fígado, vermelho ou mogno, ela deixa o animal como o centro das atenções. Porém, não é aceito a mistura de duas cores.
Originário da Inglaterra é um ótimo cão recolhedor de caças. Também é um bom farejador de presas. Porém, só peca na agilidade e velocidade que são baixas. Tem um instituto de docilidade, é inteligente, tornando-se uma ótima companhia.
Ficha Técnica
Origem: Inglaterra
Utilização: companhia, levantador e recolhedor de caças
Porte: médio
Pelagem: pelagem longa, lisa, brilhante e de textura sedosa. Jamais encaracolada, curta ou de arame. Densa e bem resistente à água e diferentes climas
Cores: preto, fígado, mogno ou vermelho. Nunca aceito mistura de cores
Temperamento: dócil, inteligente e calmo
Histórico
Por seu tamanho exagerado para um Spaniel, o Field quase foi extinto pelos cuidados necessários. Estudos mostram que foi estabelecido depois de um cruzamento com um Welsh Cocker e um Sussex Spaniel.
Phineas Bullock e Mortinier Smith podem ser os donos da raça, mas com certeza, são os que salvaram a extinção deste tipo de animal;
Cuidados e Dicas
Pela sua pelagem densa e comprida, precisa de muita escovação para não haver emaranhados de pelos. Também é aconselhável gastar um pouco mais em xampus especiais, para manter o brilho constante.
Um pouco de caminhada também ajuda no bom humor do cão.
Curiosidades
O Field Spaniel é o maior cão do grupo de Spaniels.