Raça Papillon - Spaniel Anão Continental

Este é um dos melhores cães de apartamento. Por ser muito limpo, ele aprende facilmente onde deve fazer suas necessidades fisiológicas, late apenas quando percebe alguma coisa errada, tornando-se um cão de guarda também. Além disso, pode ficar sozinho o dia inteiro, sem que isso afete seu lado psicológico.

É muito dócil, obediente, discreto, tranquilo fiel e inteligente. O Papillon trata muito bem pessoas desconhecidas, quando elas são bem-vindas pelo dono da casa. É um cão muito observador e curioso, é muito ativo, recomendado até para o agility. Porém, de vez em quando, pode fazer alguma bagunça dentro de casa, sem que isso o caracterize como “arteiro”.

Não é territorialista, e adora a presença de outros cães. A única preocupação a ser tomada é que, em brincadeiras com cachorros de porte grande, o Papillon pode sair machucado.

Ficha Técnica

Origem: França e Bélgica
Utilização: companhia e guarda
Porte: pequeno (altura ideal de 28 cm, e peso de 2,5 kg)
Pelagem: pelos simples, abundante, brilhante e ondulada. Pelos assentados, bem finos e um pouco curvo
Cores: todas cores são aceitas no fundo branco. No tronco e membros, o branco deve ser predominante. As orelhas podem ter qualquer cor, menos o branco
Temperamento: dócil, obediente, discreto, ágil e alerta

Histórico

No século 16 era conhecido como Spaniel Anão, muito admirado por Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria e rainha consorte de França. Mesmo com origem na França e Bélgica, foi a Espanha responsável pela ascensão da raça, apesar da Itália ter feito os maiores negócios (muitos foram vendidos para a corte de Luis 15).

Durante o passar do tempo, algumas mudanças ocorreram, levando a atual forma. Antes só existiam exemplares com as orelhas caídas.

Cuidados e Dicas

Esses cães necessitam de muitas escovadas para manter a pelagem bonita. No aspecto saúde, eles vivem em média 16 anos, mas podem apresentar algumas doenças geneticamente transmitidas: luxação da patela, mau funcionamento do fígado, fontanela aberta, atrofia progressiva da retina e algumas alergias (picadas de insetos e remédios).

Curiosidades

O Papillon (que em francês significa borboleta) é conhecido por causa de suas orelhas sempre eretas. Aqueles que nascem com a orelhas caídas são chamados de Phaléne. Algumas ninhadas da espécie podem apresentar os dois tipos de filhotes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo