Raça Cavalier King Charles Spaniel

Ele já foi muito modificado durante a história, mas a forma mais conhecida do Cavalier é de um cão de porte pequeno, especial para quem necessita de uma companhia em casas pequenas, ou vive em apartamento. Claro que é preciso levá-lo para passear diariamente, brincar e fazer longas caminhadas com o cachorro.

Tem uma expressão muito doce, e é muito gracioso e bem proporcionado. É muito recomendado para quem tem crianças, pois ele é dócil sem tendências a nervosismo.

Ficha Técnica

Origem: Inglaterra
Utilização: companhia
Porte: pequeno
Pelagem: longa, sedosa, macia, permitindo-se leves ondas. Franjas longas nas orelhas, membros e cauda. Franja nas patas é considerada uma qualidade
Cores: preto e castanho: preto corvo, com marcações em castanho acima dos olhos, nas faces, face interna das orelhas, antepeito, membros e sob a cauda. A coloração castanho deve ser brilhante. Marcas brancas são indesejáveis. Rubis: unicolor ruivo intenso. Blenheim: marcas castanhas vivas, bem distribuídas sobre fundo branco pérola. As marcas devem se dividir de maneira igual na cabeça, deixando um lugar entre as orelhas para uma marca (Bleinheim) em forma de losango, muito apreciada ou mancha (característica exclusiva da variedade da raça). Tricolor: preto e branco, bem distribuídos, com marcações em castanho acima dos olhos, nas faces, face interna das orelhas, antepeito, membros e sob a cauda
Temperamento: esportivo, alegre, dócil, muito amigo e afetuoso

Histórico

Essa raça não foi reconhecida até 1945. Documentos datados do século 15 e 16 mostram que esses cãezinhos já eram bem utilizados na época. Porém, o Cavalier era um animal de luxo, que era usado como companhia, e muitas famílias passaram a não ter condições de manter um cão que não fosse no trabalho.

Chegou uma época que a raça foi determinada como extinta. Até que em 1920, o norte-americano Roswell Eldridge, foi para a Inglaterra e achou um casal do tipo antigo do Cavalier. De tanto insistir na compra dos animais, ele conseguiu adquirir e gerou a nova safra da raça.

Cuidados e Dicas

Esse cão necessita de muitas escovadas, por causa da pelagem longa e sedosa. Quanto à saúde do animal, o Cavalier sofre de duas doenças crônicas, muito severas. Uma é doença na valva mitral. Trata-se de uma enfermidade cardíaca que separa o átrio esquerdo (aurícula esquerda) do ventrículo esquerdo, impedindo que o sangue recue para a aurícula após ser bombeado desta para o ventrículo. Outra é a Siringomielia, que é uma patologia caracterizada pela formação de cavidades na espinha dorsal, com acúmulo de líquido nessas cavidades e progressivo dano à medula espinhal.

Curiosidades

O nome dessa raça vem do Rei Charles I, da Inglaterra. A autoridade era fascinada por essa espécie.

Artigo AnteriorPróximo Artigo