Raça Spaniel Japonês - Chin

Na aparência geral, o Spaniel Japonês é um cão de porte pequeno (tem em média 3,2 kg), muito delicado, ativo, compacto, com bela pelagem. Seu pelo é suave, longo, reto, sedoso, abundante por todo o corpo, assentado, e pode armar na área do pescoço, formando uma espécie de juba.

Sua coloração é sempre em dois tons: preto e branco ou vermelho e branco. As marcações devem ser distribuídas nos dois lados da cabeça.

Esse tipo de cão é muito alegre e alerta. É uma boa companhia, especialmente para as crianças, pois é muito brincalhão. Tem por natureza ser muito limpo, vive bem em qualquer tipo de clima, é muito sensível e nunca esquece de um amigo, demonstrando muito carinho com sua família.

Ficha Técnica

Origem: China
Utilização: companhia
Porte: pequeno
Pelagem: pelos longos, retos e sedosos
Cores: branco e preto ou branco e vermelho
Temperamento: alegre, amigável, sempre alerta, brincalhão, tornando-se assim ótima para o convívio com crianças

Histórico

Documentos presumem que essa raça é originada de cães da aristocracia chinesa. Um dos imperadores chineses presenteou o imperador do Japão com um par desses cães, fazendo deles bem populares em terras japonesas.

Lá, existem os cães Inu e cães Chin. Os Chins são considerados a realeza entre os cães. Antigamente, eles eram usados como presentes para diplomatas e estrangeiros que prestavam serviços de destaques para o país.

Cuidados e Dicas

Esse cão necessita de muito escovadas, pois seus pelos podem se enroscar. É muito indicado para quem vive em apartamento, pois não necessita de muito espaço para viver. Porém, como é muito ativo, recomenda-se uma saída de casa, pelo menos três vezes na semana.

Curiosidades

Durante a 1ª Guerra Mundial e com muitos terremotos em terras japonesas, a raça sofreu uma grande devastação. Por sorte, criadores na Inglaterra, França, Suíça, Áustria e Alemanha mantiveram essa espécie ativa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo