Ele é considerado um dos melhores cães para apartamentos. Pelo porte pequeno, pelos curtos e finos, não requer atenções e cuidados especiais, e vive muito bem em locais de espaços reduzidos. Esta raça é muito inteligente, fiel, ativa e de uma elegância extrema.
A única preocupação para quem quiser ter essa raça é que o Manchester Terrier Toy pode ser muito reservado com estranhos. Pode estranhar pessoas desconhecidas. Às vezes, ele é muito tímido também.
Ficha Técnica
Origem: Inglaterra
Utilização: companhia e caça
Porte: pequeno e médio
Pelagem: pelo curto e fino no corpo todo
Cores: preto com castanho, sendo as cores distintas uma da outra, nunca se misturando
Temperamento: inteligente, ativo, elegante e tímido com estranhos
Histórico
Ainda antes da existência de exposições de cães havia na Inglaterra um Terrier Preto e Dourado, menos gracioso e mais grosseiro do que o Manchester Terrier Toy. Este cão foi um dos “pais” do Manchester conhecido atualmente.
E nesta cidade inglesa a caça de ratos era o esporte dos pobres. Então o senhor John Hulme teve a ideia de produzir um cão adequado para esses caçadores. Acasalou uma fêmea Whippet (a “mãe) com um Terrier Preto e Dourado. Os resultados se mostraram eficientes e assim surgiu a raça do Manchester Terrier Toy.
Cuidados e Dicas
Como possuem pelos bem curtos, eles necessitam de poucas escovadas, somente para a retirada de pelos mortos. Quanto à saúde, alguns exemplares podem apresentar epilepsia. Mas, são casos muitos raros.
Curiosidades
Porém, a raça está cada vez mais rara. Mesmo na Inglaterra, país de origem do animal, exemplares estão cada vez mais difíceis de ser achados.